Ana Lila Downs Sánchez, mais conhecida como Lila Downs, nascida em 19 de setembro de 1968, em Tlaxiaco, Oaxaca, México).
É uma cantora, intérprete, compositora, produtora musical e atriz mexicana do gênero world music, que canta em diversos idiomas, principalmente em espanhol e muito poucas vezes em inglês, para esquecer suas raízes paternas.
Em seu estilo musical reivindica suas raízes mexicanas bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas, interpretando melodias em diversas línguas entre as que se destacam sobretudo a mixteco, zapoteca, maia, purépecha e nahua, além das músicas regionais do México baseando-se nos sons do estado de Oaxaca.
Apesar de Lila ter sempre se mostrado orgulhosa de sua origem indígena houve um momento em que não se sentia identificada com o entorno em que vivia devido à diferença cultural e material do lugar em que havia crescido, então decidiu ir estudar nos Estados Unidos onde obteve a licenciatura em Antropologia na Universidade de Minesota.
Seu repertório é composto por letras e cantos que consagram as mulheres e suas culturas tradicionais, os saberes do s povos nativos indígenas e seu respeito pela mãe terra e sua herança desde o início dos tempos.
Inspirada por cantores de trova como Mercedes Sosa e Chabuca Granada, assim como artistas de música folclórica como Totó la Momposina e Susana Baca, Lila é conhecida por seu sentido estético indígena mexicano em relação à música e aos trajes, vestimentas e acessórios, seu peculiar estilo moderno e alternativo, as apresentações ao vivo e os vídeos musicais nos que sempre se ressalta sua presença marcante.