Mestra Jararaca, do Grupo Irmãos Gêmeos, primeira mestra na Capoeira Angola na Bahia. Frequentou a roda com sua irmã mais velha Rita que era aluna de João Pequeno. Iniciou a Capoeira com 11 anos de idade e meu pai proibiu dizendo que era uma prática de menino, parou e retornou apenas em 1989.
Hoje, com quase 40 anos e dois filhos, participa das atividades de Capoeira-Angola ao lado de Mestre Curió, aluno do lendário Mestre Pastinha.
Tranquila e segura conta aos poucos que começou a trabalhar muito cedo, vendeu doces, foi enfermeira e faxineira. Estudou no Colégio Isaias Alvez e sempre ativa nos esportes jogava bola nas ruas de Santo Antonio do Carmo com os meninos. Quando ela voltou para a capoeira, não demorou muito para Mestra Jararaca torna-se professora na academia do Mestre João Pequeno, trabalhando ao lado de grandes mestres como Curio e Moraes.
Valdelice, recebeu o apelino de Jararaca por ela se mover como uma cobra nos jogosm tornando-se contra-mestre. Em em 2008, recebeu o título de Mestre em uma grande roda, pela tradição Angola.
Mestre Jararaca demonstra na roda de capoeira sua competência e capacidade, buscando resolver na maneira mais prática a questão da mulher na Capoeira: “A Capoeira é uma escola de cada dia, que dura por toda a vida e serve tanto aos homens como mulheres”.